Fórum dos Integrantes e Amigos da Tenda


 
Portal da TendaInícioCalendárioEntrar em contato com o administrador do fórum FAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Mensagem de Pai João de Aruanda - 1

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Localização : Brasília-DF
Sexo : Masculino

MensagemAssunto: Mensagem de Pai João de Aruanda - 1   Qua 20 Maio 2009, 00:56

Do livro “Alforria” - Robson Pinheiro, pelo espírito de Pai João de Aruanda

LIBERDADE E ESCRAVIDÃO

Liberdade, meu filho, é algo que pode ser compreendido de diversas formas. Mas, a liberdade de que muitas vezes vocês falam e que tanto defendem parece ser uma forma de se libertarem dos compromissos assumidos. A liberdade nunca é total, estamos livres dependendo da compreensão e da consciência que temos desenvolvido ao longo do tempo. A liberdade é para o bem, e não para o mal.

É dessa escravidão que nego-velho vem falar e também da necessidade de se libertar da ilusão criada pela hipnose dos sentidos e sentimentos. Somente com estudo, conscientização e comprometimento profundo com os ideais do Evangelho, meu filho, é que podemos despertar do transe momentâneo e alcançar a espiritual. Sendo assim, a liberdade verdadeira é extremamente comprometida com o trabalho de renovação.

A alforria da alma se manifesta no dia-a-dia; não entra em vigor por decretos. Ao presenciarmos este tipo de escravidão íntima e social, somos compelidos a meditar um pouco mais sobre a forma de lutar pela liberdade do ser humano. Pai-velho fala de uma obra de educação do pensamento e dos sentimentos. Mas esse é um processo longo...

A FORÇA DO PROGRESSO E OPORTUNIDADES

Sabe, meu filho, o mundo está mudando. E você? Ainda teima em ser o mesmo? A mensagem espírita auxilia os homens na dilatação da sua visão. O momento precioso pelo qual passa a humanidade mostra que é imperioso VER, ao invés de tão somente enxergar. É necessário perceber a importância da hora em que vivemos. Para que violentar o outro, desejando que ele veja as coisas, se comporte ou seja como nós pensamos ou queremos? Podemos optar pelo interior, pela pacificação de nossas almas mediante o esforço da pacífica e respeitosa. Aqueles que permanecem enferrujados pelo tempo, na vida mental arcaica a que estão habituados, com certeza ficarão para trás na caminhada da vida.

Mas sabe de uma coisa, meu filho? Você não está sozinho neste caminho. Por isso, filho, não há razão para ficar indeciso no trabalho ou mudando de a cada alfinetada ou obstáculo encontrado. Gente que titubeia e não toma posição definida na tarefa fica para trás, mais dia, menos dia. Tem muita gente por aí que mal encontra algum obstáculo em suas experiências e logo resolve deixar tudo de lado. Interpretam obstáculos como impedimento. Dessa forma não perseveram, não insistem, desistem ante qualquer problema e, sendo assim, estão mudando, recomeçando. Não dão chance a si mesmos. Querem resultados imediatos, mal tenham iniciado um investimento.

Para qualquer conquista no mundo, temos de saber apreciar os períodos de semeadura, crescimento e amadurecimento para, então, vir a fase da colheita. Nada dá saltos em lugar algum no universo. A vitória de meus filhos será o resultado de um labor diário, com dedicação, afinco e perseverança na caminhada. A inveja da vitória alcançada pelo outro faz com que você pense que recebeu tudo, logo não consegue ver além do que imagina ocorrer, quanto tais pessoas silenciosamente lutaram, sem que você soubesse os dramas vividos e superados por elas.

Mas, há um caminho oposto a este que acabamos de comentar. É que muita gente teimosa anda insistindo em um caminho que não é o seu próprio. Nesse caso, precisa adquirir a coragem de recomeçar, de renovar e inovar, ao invés de continuar dando cabeçada nas mesmas situações que a vida provou serem inadequadas. Enquanto alguns desistem facilmente de sua tentativa, outros teimam em continuar, mesmo que haja sinais inequívocos de que é hora de mudar. Entre esses dois comportamentos extremados, temos que encontrar um ponto de equilíbrio, a fim de não perdermos a oportunidade de colher a vitória em nossas semeaduras.

Portanto, veja bem, meu filho. De um lado, temos o desafio de continuar e perseverar naquilo que elegemos para nós; e, de outro lado, precisamos ter a sensibilidade, o bom senso e a coragem para sabermos redirecionar nossos
projetos pessoais quando se fizer necessário. A vida é isso. É tentativa. Na esfera pessoal é a mesma coisa. Há tempo para tudo debaixo do céu: tempo para plantar e tempo para colher, tempo para derrubar e tempo de edificar - Salomão Ec 3:1-8.. Portanto, podemos pedir a Deus, nosso Senhor, que nos conceda sabedoria para perceber o momento no qual devemos modificar nossa posição, nossa rota e nossa forma de ver as coisas, tanto quanto sabedoria para podermos perseverar no caminho escolhido.

Não se iluda. O mundo está repleto de gente que, embora cheia de conquistas, encontra-se vazia de felicidade. A pessoa feliz não é aquela que tem mais; é a que menos necessidade tem. Por esta razão, aprenda urgentemente a simplificar sua vida, e assim descobrirá a felicidade verdadeira. Nego-velho pensa que devemos, sim, lutar pela sobrevivência, pela plenitude de nossas emoções e sentimentos e pelo progresso material. Contudo, é vital nos precavermos para que nossas lutas não se constituam em disfarce de um coração infeliz e solitário. Se havemos de conquistar algo na vida, meu filho, que seja o sentimento de satisfação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://tendadeoxala.forumtupi.com
 
Mensagem de Pai João de Aruanda - 1
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mensagem de ano novo
» UMA MENSAGEM DE FE,ESPERANÇA E CONFIANÇA NAQUELE QUE TE FORTALECE
» MENSAGEM DE FE E OTMISMO, CONFIE SEMPRE NO SENHOR
» Logaritmo - (mensagem codificada)
» † Mensagem aos que não crêem em Deus †

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum dos Integrantes e Amigos da Tenda :: Sala de Leitura :: Textos Espíritas-
Ir para: